[172] Associações para totós

Em tempos pré-internet, uma coleção de livros fez sucesso. Baptizada de “qualquer coisa” para totós, prometia ensinar e esclarecer qualquer um sobre como aprender uma língua ou mexer em algo. Correndo o risco de não ficar à altura do original, eis que partilho convosco aquilo que poderia vir a ser o livro o guião de: “Uma associação para totós”.

No primeiro capítulo aborda-se a constituição de uma associação. Por exemplo, explica-se como se formaliza e redigem-se estatutos e regulamentos.

O segundo capítulo seria dedicado à assembleia-geral, o órgão mais importante de qualquer associação, espaço em que os sócios decidem o futuro da sua associação. Segue-se um capítulo sobre a direção e outro para o conselho fiscal.

O Plano de Atividades e orçamento estaria no quinto capítulo e no sexto os relatórios desses planos.

Por fim, um capítulo dedicado ao processo electivo. Apesar de algo raro, existem eleições nas associações.

Sinto, porém, que este projeto de livro nunca deixará de ser apenas um projeto. Porque não há totós nas associações! 

O que se verifica é uma apatia que só é quebrada quando uma segunda linha procura dar um outro rumo. Porém, acredito que este livro, existindo, teria dado imenso jeito para os associados da Associação de Futebol de Viana do Castelo. É que o recente processo eleitoral mais parece ter sido feito para totós…

Deixe um comentário